Foto: Janaína Balk Brandão (Divulgação)

Ontem à tarde, 25 produtores rurais de Santa Maria tiveram reunião na UFSM para conhecer o projeto que pretende aumentar a venda de hortigranjeiros produzidos no município para bares e restaurantes locais. O projeto, organizado pela UFSM, Emater, Sebrae e prefeitura, vai criar um portfólio dos produtores dos hortifrútis, com fotos, informações e contatos, para que sejam repassados aos estabelecimentos comerciais.
Escolhida empresa que organizará programação de Natal em Santa Maria
A ideia é bem interessante, porque deve aumentar a produção e as vendas dos agricultores locais, que tinham dificuldades ou até receio de oferecer seus produtos a bares e restaurantes. Já para os estabelecimentos, alguns dos ganhos serão ter mais opções de fornecedores e poder oferecer alimentos mais frescos e mais saudáveis. O projeto fará essa conexão, pois muitos empresários não sabiam quais agricultores produziam que tipos de alimentos e, por isso, acabavam comprado de fornecedores de fora.
Segundo a professora da UFSM Janaína Brandão, o trabalho de aproximação está recém começando, mas tem tudo para dar certo. O próximo passo será fazer uma reunião, daqui a duas semanas, com agroindústrias da região, que possam fornecer sucos de uva, queijos, carnes e outros produtos ao setor gastronômico de Santa Maria. Outra ideia é criar um selo que identifique bares e restaurantes parceiros dos produtores locais. Restaurantes, agricultores e agroindústrias interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Santa Maria.